O inbound marketing ficou conhecido como marketing de captação de leads ou marketing de “entrada”, como seria em uma tradução literal. Em virtude de sua eficiência na atração do público, passou a ser adotado pelas mais diversas empresas. Hoje o conteúdo na internet, basicamente, se sustenta em cima de técnicas de captação. Nesse artigo você vai conhecer 5 benefícios que o Inbound Marketing traz para as empresas B2B. Confira!
Leads mais qualificados
Você pode ter várias maneiras de gerar leads, mas eles são qualificados? Um lead pode ser apenas um contato que não está interessado no seu negócio. Um lead qualificado, pelo contrário, está conectado com sua mensagem e apto a respondê-la.
O inbound marketing é criado com base em um estudo contínuo e aprofundado do perfil o cliente. A partir do momento que a pessoa clica no seu link, seja para ler um texto, baixar um e-book ou ver um vídeo, ela demonstra o interesse. É um lead qualificado, que deseja manter uma relação.
Mais vendas
Do mesmo modo que um lead não diz nada se não for qualificado, ele não influenciará no negócio se não for traduzido em vendas. E quando falamos em B2B, estamos nos referindo a um cliente apto que entende o funcionamento dos negócios. Atraí-lo é desafiador.
Por isso, o inbound pode trazer benefícios para empresas B2B na geração de vendas. A estratégia é voltada inteiramente a demonstrar a marca, sua imagem, suas qualidades e benefícios. Leads não significam necessariamente aumento das vendas, mas com certeza influenciam nos números em longo prazo.
Melhora no relacionamento com o cliente
O relacionamento entre cliente e empresa no setor B2B possui suas particularidades. E quando se dispõem de mídias convencionais (ou o marketing outbound), a relação é fria e quase passiva. Ao anunciar em TV ou revista, por exemplo, espera-se a ação do cliente.
O marketing inbound, ao contrário, é focado na interação, na relação e no diálogo com o cliente. Ao implementar uma estratégia de captação, você já propõe uma conversa duradoura com o cliente. E em qualquer negócio essa relação é um dos pilares para o crescimento.
Economia e aumento do ROI
O dinheiro investido em inbound marketing gera mais retorno, permitindo que você abandone algumas práticas tradicionais. O aumento o ROI se dá pelo fato da precisão do retorno. No meio online é possível monitorar o desempenho, reduzir os custos e aumentar o investimento no que realmente funciona. Você sabe o que está gerando resultado, ao contrário dos meios outbound.
Economia de tempo
O marketing inbound também é excelente para poupar tempo da sua equipe. Cada vez mais as estratégias estão incorporando automação. Hoje você pode fazer uma campanha de e-mail marketing totalmente automatizada. Os chatbots, feitos com base em inteligência artificial, solucionam problemas simples dos clientes durante 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Com o tempo e a experiência, esses 5 benefícios que o inbound marketing traz para as empresas B2B podem ser aprimorados. Caso esteja mais interessado em dicas estratégicas para seu negócio, não deixe de se cadastrar na nossa newsletter.