O marketing B2B é tão importante quanto desafiador, já que é fundamental para atrair clientes e garantir mais negócios fechados para a sua empresa. Porém, é mais complexo e precisa de uma variedade maior de estratégias de acordo com o produto, serviço ou tipo de cliente. Por isso, confira 5 passos simples para começar a implementar o marketing B2B na sua empresa e atrair mais clientes.
1 – Conheça o mercado
Para começar, para qualquer venda é preciso saber onde você está posicionado no mercado. Neste caso, existem diversas ferramentas de análises internas e externas que devem ser empregadas.
Empregue soluções para conhecer as suas forças e fraquezas assim como dos seus concorrentes. Também é importante estabelecer um benchmark, ou seja, uma empresa a qual você admira e pretende, ou gostaria, de ultrapassar.
Essas informações são essenciais para reconhecer quais são as principais forças, fraquezas, desafios e oportunidades que a sua empresa pode enfrentar.
2 – Crie uma persona
Apesar de o marketing B2B ser voltado de empresas para empresas, quem toma as decisões são pessoas. Portanto, o ideal é estabelecer uma persona, ou seja, um personagem fictício baseado em características reais do seu público alvo.
Pode ser, por exemplo, o gerente de compras de outra empresa. Assim como é importante conhecer o mercado, é fundamental saber com quem você está falando, para que a comunicação seja a mais eficiente possível. Ao entender o cliente, você sabe as suas dores e o motivo que o faz fazer determinada compra. Logo, seu discurso de venda pode ser voltado para resolvê-las.
3 – Traga informações, dados e depoimentos
Todo ser humano é um misto entre o racional e o emocional. Porém, quando o assunto é o B2B, o racional tende a ser o mais presente. Isso significa que este é o caminho que você precisa tomar para “convencer” o lead, ou seja, é preciso deixar claro que a decisão que ele está tomando é a melhor.
Por isso, busque trazer bastante informação sobre a sua empresa e o produto. Isso pode ser feito através de prêmios, certificados, depoimentos de outros clientes e qualquer outro tipo de informação que irá deixar claro que você um ótimo parceiro.
4 – Use o marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia bem interessante, que se encaixa com os objetivos do marketing B2B. Primeiramente, ela procura usar técnicas de SEO, que irão garantir que os produtos estarão mais bem ranqueados nos sites de busca, como o Google.
Além disso, o objetivo é a criação de conteúdo valioso e interessante para os clientes com informações da empresa e do assunto em questão. Isso é uma forma de entregar exatamente o que o cliente procura para ter a certeza de que está fazendo o melhor para o seu negócio.
5 – Redes Sociais
O potencial das redes sociais como ferramenta de marketing e vendas não é nenhuma novidade. Porém, no caso do marketing B2B é preciso usá-lo com sabedoria.
Manter uma presença mais forte nas redes é essencial, mas é preciso foco. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede com um escopo mais profissional, perfeita para fazer a prospecção de clientes para o B2B.
O YouTube também é um ótimo canal para ter um conteúdo mais profundo, com aulas, tutoriais e outro tipo de conteúdo que reforça a autoridade da sua marca.
Essas são algumas das principais formas de implementar o marketing B2B no seu negócio. Se quiser conhecer mais sobre esta estratégia fundamental para atrair mais clientes, se cadastre na nossa newsletter e continue por dentro.