A jornada do consumidor não é apenas um processo, mas uma ferramenta de fundamental importância para o crescimento de uma empresa, uma vez que pode contribuir para que ela trace uma estratégia de marketing digital eficiente, produtiva e orientada para o alcance de excelentes resultados.
Se esse assunto for do seu interesse, continue a leitura e conheça melhor a seguir, essa solução, bem como a sua importância para o marketing das empresas B2B, de Empresa para Empresa.
O que é uma jornada do consumidor?
A jornada do consumidor nada mais que é, como o seu próprio nome antecipa, um caminho por onde o consumidor, seja pessoa física ou jurídica, percorre antes de fechar a compra de um produto ou serviço. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa solução pode ser plenamente aplicada ao contexto das negociações entre empresas. Afinal, uma organização é também uma consumidora de produtos e serviços.
Na prática, funciona mais ou menos assim: os profissionais de compra e de vendas de uma empresa, antes de realizar a aquisição, faz uma pesquisa com o objetivo de identificar as melhores ofertas, bem como para conhecê-las melhor – sabe se elas realmente podem ajudar a organização a resolver um problema pelo qual ela esteja passando, por exemplo. É somente depois desse percurso que os profissionais decidem comprar.
Ainda que seja tratado de forma simples neste conteúdo, uma jornada do consumidor costuma ser mais complexa e a empresa deve estar atenta a isso, para que possa traçar uma boa estratégia de marketing.
Qual a importância da jornada do consumidor nas negociações entre empresas?
Como vimos, a jornada do consumidor possibilita que a marca conheça o comportamento do consumidor (pessoa jurídica), informação que é de fundamental relevância para quem deseja criar uma boa e eficiente estratégia de marketing.
Ao lado dessa solução, está o funil de vendas (praticamente são indissociáveis), ferramenta que acompanha a jornada de compra do consumidor e oferece, à medida que ele avança, conteúdos atrativos e de qualidade, que têm por objetivo não só educá-lo, mas esclarecer pontos ou questões a respeito de produtos e serviços. Mas para isso, é preciso conhecer muito bem o comportamento do potencial cliente durante a sua jornada.
O funil de vendas, geralmente, tem 4 etapas: visitantes, leads, oportunidades e vendas. Veja que se trata de um caminho. Primeiro, a empresa realiza uma busca para encontrar a solução e visita páginas na internet. Depois, caso tenha gostado do produto/serviço, torna-se um lead, podendo fornecer seus dados à empresa, em seguida, vira uma oportunidade de negócio e, por fim, concretiza a venda.
Cada passo deste, deve ser acompanhado de perto pelo pessoal de marketing e de vendas. Quer dizer, deve ser feito muito mais que isso, como fornecer conteúdos, ofertas, promoções, mas tudo isso alinhado ao perfil do potencial cliente, para que dessa maneira seja construída uma conexão efetiva.