Produzir conteúdo e investir em estratégias de marketing para empresas Business to Business é sempre uma tarefa desafiadora. Neste cenário, o podcast surge como uma ferramenta importante para o mercado B2B.
Por isso, quem domina a criação do conteúdo de áudio pode ter vantagem em um mercado cada vez mais competitivo e repleto de desafios.
Mas para início de conversa, você sabe o que é um podcast?
Podcast é uma espécie de programa de rádio online que pode ser ouvido quando o usuário quiser. A intenção é criar e disponibilizar conteúdo de áudio para que usuários da internet possam ouvir quando quiserem.
Com a popularização de serviços de streaming, como o Spotify e o SoundCloud, os podcasts caíram no gosto da população e vêm ganhando novos admiradores ao redor do mundo.
Quem procura pelo formato, muito provavelmente está interessado naquele conteúdo em específico e quer se aprofundar em um tema de forma dinâmica e interessante. É aí que o marketing B2B pode utilizar a ferramenta a seu favor.
Como usar o podcast no marketing de empresas B2B
Criar um podcast pode ser uma ótima forma de aumentar a reputação e competitividade de uma empresa com foco no B2B.
Uma das principais formas para que isso aconteça, como dito anteriormente, é oferecer conteúdo de qualidade. Para isso, procure montar os episódios de maneira dinâmica para que o material não se torne maçante.
Imagine um diálogo e parta daí. Mesmo que não exista a possibilidade de interação, envolva a audiência com assuntos interessantes e temas atuais.
Lembre-se também de fugir da mesmice e do óbvio no momento de escolher a pauta de um podcast para o marketing de uma empresa B2B. O seu público é especializado e procura soluções para problemas reais.
A pessoa que vai tocar o projeto ou que vai assumir o papel de apresentador de um podcast não precisa ser necessariamente um expert na área. Mas, neste caso, é fundamental escolher convidados especialistas para tratar de assuntos realmente relevantes para o público.
Aproveite a oportunidade também para conhecer novas pessoas que contem com destaque no mercado de atuação da sua empresa. Um convidado com autoridade aumenta a sua credibilidade no mercado e torna sua marca mais reconhecida.
Outra dica incrível é convidar os próprios clientes para participar do podcast, mostrando cases de sucesso e oferecendo conteúdo original.
Mais benefícios do podcast no marketing de empresas B2B
Como já vimos, o podcast no marketing de empresas B2B é uma ferramenta importante para potencializar a geração de leads e criar reputação no mercado, mas não para por aí.
O podcast também possui algumas características únicas que o torna perfeito para a estratégia de um negócio Business to Business.
Além de oferecer um conteúdo dinâmico e mais profundo, o formato te permite compreender melhor o perfil dos seus clientes e criar um vínculo mais definitivo com eles, mesmo demandando um tempo maior para que isso aconteça.
Outra ótima vantagem é que o podcast demanda baixo orçamento e recursos mínimos para que saia do papel.
Antes de aventurar na jornada, no entanto, ouça podcasts de sucesso que têm ganhado o mercado e o público. Assim, você terá mais condições de criar o seu próprio material.
Não esqueça, é claro, de testar a efetividade da estratégia junto ao seu público de forma constante após iniciar o projeto.