Você provavelmente já ouviu falar no termo transformação digital. É uma das “buzzwords” do momento e algo que praticamente todo gestor procura. Apesar de ser um conceito tão importante, ainda existe muita dificuldade em entendê-lo e, principalmente, implementá-lo. Portanto, descubra aqui como a transformação digital está relacionada com o mercado B2B.
O que é a transformação digital no B2B?
Evidentemente, a tecnologia é um dos pilares da transformação digital. Conceitos como a automação dos processos é um exemplo, assim como a ideia de que as empresas se tornam cada vez mais “data driven”, ou seja, que agem com os dados como o ponto de partida.
Mas transformação digital não para por aí. É, antes de mais nada, uma questão de mindset, que deve afetar toda a empresa. Afinal, de nada adianta ter toda a tecnologia à disposição se não existe a iniciativa e a cultura de usá-la.
Do ponto de vista tecnológico, são três pilares básicos que a transformação digital defende:automação, predição e análise de dados.
O primeiro é simples de entender. A automação é essencial para qualquer empresa que busca ser mais eficiente. Trocar os processos manuais, e mais lentos, por uma automação mais rápida e precisa é essencial para o sucesso atualmente.
Do mesmo modo, a análise de dados contribui para essa eficiência. Ela pode ser usada em uma infinidade de processos, cujos resultados são medidos e avaliados praticamente de forma imediata. Ou seja, é possível corrigir o rumo e potencializar os acertos muito mais cedo.
Por fim, a predição é uma prática importantíssima da transformação digital para o B2B aliada à análise de dados, a predição, este aspecto permite determinar de antecipadamente o que vai acontecer no mercado, de modo a se colocar em uma posição estratégica para alcançar o sucesso em curto espaço de tempo. Muitas empresas usaram este processo para se destacar no mercado.
Q Dessa maneira, quem percebeu mais cedo isso que a nuvem seria um recurso usado por diversas empresas, pôde aproveitar de antemão um mercado em crescimento. O mesmo se aplica ao Marketing Digital e a diversos outros conceitos.
O aspecto humano da transformação digital
Mas, a transformação digital não fica restrita à tecnologia. Afinal, o que vai complementá-la é o aspecto humano. O crescimento da tecnologia muda a interação das pessoas. Por isso, uma das maiores características da transformação digital é sua capacidade de colocar o cliente no centro de todas as interações.
O crescimento da tecnologia traz consigo uma demanda por soluções mais rápidas e inovadoras, com um atendimento que seja ainda mais personalizado. Isso fica claro no caso dos consumidores finais, mas no B2B tende a ser ainda maior.
A tecnologia permite que as empresas possam se focar em ter uma relação mais humana com os seus parceiros, criando soluções que sejam adaptadas a seus problemas específicos.
No entanto,as inovações e soluções disponíveis a todos nivelam o plano de jogo. Como existe um acesso, razoavelmente barato, a soluções de automação, análise e predição, seu uso, isoladamente, não mais caracteriza um diferencial. As empresas que mais se destacam não são aquelas que sabem usar a tecnologia. O verdadeiro diferencial está em saber tratar o cliente.
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