A jornada do consumidor B2B, de Empresa para Empresa, é um processo e, ao mesmo tempo, uma estratégia que contribui para que uma marca conheça melhor o comportamento do seu potencial cliente no âmbito digital e, assim, possa traçar um plano de marketing eficaz, que ofereça resultados excelentes, como o aumento do número de clientes, das vendas e, consequentemente, da receita.
Mas existem alguns fatores que podem influenciar esse processo. A seguir, conheça quatro deles e tome nota de tudo!
1. Posicionamento da empresa no mercado digital
O posicionamento da empresa no mercado digital influencia diretamente a jornada do consumidor B2B. A explicação é simples: quando a marca é bem posicionada nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, ela pode aparecer nas primeiras páginas dos resultados e, assim, facilitar que o consumidor a encontre. Com isso, ele pode pesquisar seus produtos e serviços em seu próprio site.
Quando a marca não tem um bom posicionamento ou não aplica a otimização SEO (otimizadores de buscas), dificilmente o consumidor a encontrará, o que poderá prejudicar a sua jornada e, mais ainda, os interesses da empresa.
2. Reputação da empresa no mercado
A empresa pode até ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas, mas quando ela tem uma reputação negativa, pode prejudicar a jornada de compra do consumidor, pois ele pensará duas vezes antes de seguir a sua pesquisa em relação à marca.
Dessa maneira, pode-se dizer que a organização deve não só estar bem posicionada no âmbito digital, mas também ter uma boa reputação no mercado, para que desse modo, a jornada do consumidor não seja interrompida com informações desagradáveis.
3. Conteúdos de qualidade
Outra questão que pode influenciar a jornada de compra do consumidor B2B são o fornecimento de conteúdos de qualidade. Quando a empresa produz conteúdos e os publica em seu blog, agrega valor aos produtos e serviços que oferece, pois passa a ideia de que se importa em fornecer mais bens, mas conteúdos que podem fazer uma grande diferença em seu processo de decisão.
4. Promoções ou ofertas
Se tem algo que chama a atenção da maioria dos consumidores, seja pessoa física ou jurídica, são boas promoções ou ofertas de produtos e serviços. Dessa maneira, a marca que pensa grande e coloca em sua estratégia de marketing promoções e ofertas como uma forma de fisgar rapidamente o consumidor, pode alcançar o sucesso de forma mais ágil.
Mas o que tem a ver promoções e ofertas com a jornada do consumidor? Em tal percurso, o potencial cliente avalia não só a qualidade e a funcionalidade do produto ou serviço que pensa em adquirir, mas também os preços praticados. Dessa maneira, quando o produto ou serviço é de qualidade e vem com um preço diferenciado, pode fisgar o cliente mais rápido, fazendo com que ele até mesmo ultrapasse etapas que fazem parte da jornada de compra.
Agora que você conhece alguns fatores que podem influenciar a jornada de compra do consumidor, cuide para que nada atrapalhe esse processo.
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