A estratégias de marketing B2B (Business-to-Business), que se refere a empresas que vendem exclusivamente para outras empresas, estão em grande expansão. Hoje, com recursos tecnológicos e fontes diversas para divulgação de serviços e produtos, há muitos aspectos a serem explorados.
Exemplo disso é a venda de produtos e serviços, que em alguns anos será quase completamente on-line, conforme previsto pelos profissionais do ramo. Com todas as expectativas do lado do cliente, já existe hoje pontos a serem observados e ações a serem adotadas pelas empresas no B2B.
Podemos, então, eleger a tecnologia como fator determinante para estar atualizado no mercado. É necessário estabelecer um relacionamento com o cliente empresário nas plataformas on-line, como sites, blogs e redes sociais.
As mudanças de relacionamento em negociações B2B
Primeiro, precisamos pensar na facilidade de comunicação entre as empresas graças aos recursos on-line. As negociações são muito mais simples e rápidas, o e-commerce é cada vez mais presente. Para encontrar uma empresa fornecedora basta “dar um Google” e pronto! Isso torna as transações entre as empresas mais rápidas e fáceis.
Além disso, temos também que considerar a maturidade daqueles que hoje contam com a internet para aquisição de seus produtos, seja no ramo de e-commerce ou venda em loja física. O cliente B2B está muito mais criterioso na hora de escolher seu fornecedor no ambiente virtual pela diversidade que encontra no mercado.
Somado a isso está a falta de tolerância ao erro, pois ao encontrar problemas, não há insistência, pois facilmente conseguirá outra empresa para negociar e se tornar sua nova fornecedora.
As experiências que os clientes B2B buscam
Pensando em tudo isso, aspectos importantes ligados principalmente à tecnologia, há vários pontos e estratégias necessárias. Dentre os recursos que interferem na experiência de negociação estão:
Omni-channel: O Omni-channel corresponde a trazer diversidade de canais de comunicação, dentro e fora da internet. Assim, a empresa interessada terá opção de diferentes canais na hora de adquirir informações de sua compra. Sabemos que o seu contato fará pesquisas em todas as plataformas possíveis antes da negociação, como é comum hoje.
Data Analytics: Também podemos de chamar de análise de dados e nada mais é do que guardar as informações de compra de forma digital. Assim, é mais simples oferecer facilidades ao personalizar e otimizar a compra para o cliente. Quando mais customizada for a compra, mais próximo da sua marca e dos seus produtos estarão da empresa interessada em comprá-los.
Atualização: Quando falamos sobre internet, a atualização é algo frequente. Não apenas em relação a alimentar o conteúdo online sobre a sua empresa, como também as técnicas e recursos que giram em torno das estratégias de divulgação, atendimento, pós-venda, enfim.
Para dar conta de tudo isso, as empresas precisam sempre estar por dentro das novas tecnologias e buscar o suporte necessário para implementar esses recursos em sua organização. As empresas estão cada vez mais exigentes na hora de escolher os seus fornecedores, por isso, para não ficar invisível em meio a tantas outras opções, é preciso oferecer o melhor.
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